A Estação Ferroviária de Mirandela, é uma gare da Linha do Tua, que serve a cidade de Mirandela, no Distrito de Bragança, em Portugal.
O lanço da Linha do Tua entre as estações de Foz do Tua e Mirandela foi inaugurado a 27 de Setembro de 1887, tendo sido organizado um comboio especial para a cerimónia, que foi acolhido na gare por uma grande multidão, composta por habitantes de Mirandela e da região em redor.
Este troço abriu à exploração dois dias depois, pela Companhia Nacional de Caminhos de Ferro.
O primeiro chefe de estação em Mirandela foi Jerónimo Maria Cardoso.
A construção da linha até Mirandela inseriu-se num período de grande desenvolvimento das linhas de via estreita em Portugal, iniciado na década de 1880, que também incluiu as linhas do Dão, do Vouga e do seu Ramal para Aveiro, do Tâmega, do Corgo, e do Sabor.
Ainda em 1897, o empresário Moses Zagury propôs a construção de um caminho de ferro de via estreita de Mirandela a Bragança, esta empreitada teve início nos finais de 1904.
Em 16 de Junho de 1905, a Gazeta dos Caminhos de Ferro noticiou que se previa para breve a inauguração do primeiro lanço daquela linha, até Quintela.
Com efeito, em 28 de Julho desse ano o governo autorizou a Companhia Nacional a abrir de forma provisória o primeiro tramo da linha além de Mirandela, mas que ia apenas até Romeu.
Este troço entrou ao serviço a 2 de Agosto de 1905.
A 17 de Outubro de 1905, entrou ao serviço o troço seguinte, até Macedo de Cavaleiros, tendo o primeiro comboio saído desta estação por volta das 8 horas da manhã, com destino a Mirandela.
O comboio chegou a Sendas a 18 de Dezembro do mesmo ano, a Rossas a 14 de Agosto de 1906, e finalmente a Bragança a 1 de Dezembro de 1906, completando a Linha do Tua.
Nos princípios do Século XX, a Companhia Nacional criou um serviço rápido de Bragança ao Tua, com paragens em várias estações, incluindo Mirandela; o objetivo era dar ligação ao Comboio Porto - Medina, que percorria a Linha do Douro no seu trajeto entre São Bento e a cidade espanhola de Medina Del Campo.
Em 1990, a locomotiva 9006 estava adjudicada ao depósito de Mirandela.
Na Década de 1990, iniciou-se o programa do Metro de Mirandela , que pretendia aproveitar parte do traçado da Linha do Tua para um sistema ferroviário ligeiro, tendo o primeiro troço, de Carvalhais até Mirandela, sido inaugurado em 28 de Julho de 1995.
Os serviços do Metro de Mirandela foram prolongados até à estação ferroviária do Tua em 21 de Outubro de 2001.
No entanto, em 22 de Agosto de 2008 foi suspensa a circulação dos comboios no lanço entre as estações de Cachão e Tua, devido à ocorrência de um grave acidente com a queda de uma carruagem no rio Tua ao quilómetro 6, vitimando três pessoas e ferindo mais duas.
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